top of page

Se livre das pulgas!

Foto do escritor: Jhonislam CollaçoJhonislam Collaço

Atualizado: 29 de dez. de 2022

Como saber qual o melhor remédio para pulgas para seu pet? Listamos diferentes tipos de remédio para te ajudar a escolher a melhor opção para seu animal de estimação.

Falar em pulgas ou remédio para pulga dá coceira só de pensar. Imagine para o seu cãozinho ou gatinho! E, o pior: além da coceira, elas também trazem doenças para os pets.

Por isso, para ficar livre dessas pragas, no post de hoje vamos apresentar diferentes tipos de remédio para pulga, mostrar como se livrar da pulga em cachorro e gato e tudo que você precisa saber sobre as doenças relacionadas a esses seres.



Remédio para pulga: confira 6 opções


Antes de passar as dicas de remédio para pulga, é sempre bom lembrar que é imprescindível consultar o Médico Veterinário antes de utilizar qualquer medicamento.

Dito isso, vamos às indicações. Qual o melhor antipulgas para cães? Dentre os diversos medicamentos existentes no mercado, vamos citar algumas opções para que você avalie qual o melhor para seu animal.

Estes tipos de remédio para pulga servem tanto para prevenir que elas se proliferem nos pelos do pet quanto para matar aquelas que já tenham se instaurado no corpo do cão ou do gato.


1. Remédio NexGard

Com o Afoxolaner como princípio ativo, o NexGard é um tablete mastigável com sabor de carne capaz de eliminar pulgas e carrapatos.

É indicado para cães e age em até 8 horas, tendo efeito de 30 dias, ou seja, é um remédio para pulga de administração mensal. Ao comprar, fique atento pois existem dosagens diferentes, que variam conforme o peso do cachorro.

Caso você queira proteger o seu cãozinho contra vermes e mosquitos, é preciso adquirir uma proteção adicional. Repelentes contra insetos são ótimas formas de prevenir contra a Leishmaniose, por exemplo, já que afastam os mosquitos-palha.


2. Bravecto cães

Também mastigável, o Bravecto é vendido em comprimidos capazes de combater pulgas, carrapatos e fazer o controle de sarna demodécica. Este antipulgas cachorro e gato tem efeito em até 12 horas e garante até três meses de proteção.

Além do comprimido, o Bravecto também é vendido em formato transdermal, em dose única. Este tipo de medicamento tem uso tópico e é aplicado sobre o pelo do animal, na parte traseira do pescoço, sendo absorvido pela pele. Se o seu pet tem dificuldade de engolir comprimidos e tabletes, esta pode ser uma ótima opção.

O princípio ativo do Bravecto é o Fluralaner e também é vendido com dosagens diferentes para cada peso do animal, variando de 2 kg a 56 kg. Entenda por que a doença do carrapato é perigosa para o seu pet.


3. Advocate

Produzido pela Bayer, o Advocate tem dose única mensal capaz de proteger contra pulgas, vermes intestinais, o chamado verme do coração e sarnas, sendo uma forma de prevenção e de tratamento.

É aplicado de forma tópica, com uma pepita e tem remédios diferentes para cães e gatos.

Segundo a fabricante, duas moléculas agem para garantir a proteção: a imidacloprida, que é resistente à água e se espalha pela superfície da pele e a moxidectina que é absorvida pela pele e entra na corrente sanguínea, espalhando-se para os órgãos.


4. Simparic

Fabricado pela Zoetis, o Simparic é outra opção de remédio para pulga em formato de comprimido mastigável, que também protege contra 10 tipos de carrapatos, ácaros e sarna demodécica.

Ele é feito à base de sarolaner, um acaricida e inseticida, e sua proteção vale por cerca de 35 dias.

De acordo com a fabricante, um estudo feito em laboratório mostrou que o Simparic foi capaz de reduzir o número de pulgas em apenas 3 horas após o uso e, em 8 horas, teve o resultado de 100% de extermínio das pulgas adultas.

É importante dizer que não existe Simparic para gatos, o remédio é apenas indicado para cachorros.

O uso no seu pet pode ser iniciado a partir das 8 semanas (2 meses) e idade do cãozinho e existem medicamentos para cachorros de 2,5 kg a 60 kg. Após esse peso, o veterinário deve fazer uma combinação desse medicamento para chegar à eficácia que o animal precisa.


5. Coleira antipulgas

Melhor do que eliminar a pulga de cachorro, é prevenir que elas apareçam, e as coleiras antipulgas são excelentes repelentes tanto para pulgas quanto para carrapatos.

A coleira Seresto, também da fabricante Bayer, é uma ótima opção, pois garante proteção contra pulgas, carrapatos e mosquitos. Pode ser colocada em cães filhotes a partir de 7 semanas de idades e nos gatinhos a partir de 10 semanas.

A coleira tem a vantagem de garantir uma proteção prolongada, de até 8 meses, dispensando a necessidade da administração mensal de outros tipos de remédio para pulga. Ela também não tem cheiro e é resistente à água.


6. Revolution, remédio para pulga “pour on”

Existe ainda um tipo de remédio para pulga em um formato chamado de “pour on”, que poderia ser traduzido do inglês como “despeje sobre”.

Ou seja, são os medicamentos em formato de pipeta, que você espalha sobre os pelos do cão e do gato, com o uso tópico, mais precisamente na nuca do animal.

O Revolution é um desses carrapaticida e pulguicida pour on, que garante proteção de um mês. Porém, é importante dizer que os remédios de uso tópico podem perder sua eficácia caso o animal tome banho nesse período, exigindo nova aplicação.

Para optar por esse remédio para pulgas e carrapatos, converse com o veterinário. Também vale a pena testar em uma região da pele do animal e verificar o aparecimento de alergias nos próximos dias.

Alguns pets têm a pele mais sensível e pode haver reação ao medicamento. Nesse caso, suspenda o uso e dê um banho no seu animal.

O Revolution ainda protege contra:

  • Sarna de ouvido e sarna sarcóptica em cães

  • Dirofilariose

  • Vermes intestinais

  • Piolhos.


Por que as pulgas são perigosas?

As pulgas podem causar muito mais do que coceiras, você sabia? A começar pelas doenças dermatológicas como a DAPE (Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas).

As pulgas também podem transmitir verminoses e bactérias, além de causar anemias, já que se alimenta do sangue do hospedeiro – no caso, o seu pet.

Além dos remédios que já indicamos, é importante manter o ambiente que seu pet vive sempre higienizado, para eliminar os parasitas. Esta atitude ainda ajuda a prevenir contra outras doenças causadas por vírus, como a cinomose e a parvovirose canina.

Também é importante manter o seu cachorro vacinado e com boa alimentação, para que ele fique sempre com o sistema imunológico fortalecido.

E, caso o seu animal seja picado por carrapatos ou esteja infestado de pulgas, leve-o ao veterinário. O profissional irá indicar o melhor tratamento a partir de exames que podem diagnosticar se seu pet contraiu alguma doença.



20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page